A contaminação pelo HPV é pelo contato direto com áreas contaminadas (mucosa infectada) podendo ser oral-genital, genital-genital ou, até mesmo, manual-genital. Não precisa, obrigatoriamente de penetração sexual para ter essa contaminação. Se uma pessoa tiver lesões (muitas vezes são bem difíceis de enxergar), ela já facilita a contaminação pelo contato com essas lesões direto com a pele.
Depois que nosso corpo entra em contato com algum patógeno (vírus, bactéria, verme…) temos o que chamamos de “período de incubação” que é ele período em que o patógeno está tentando “entrar, burlar o sistema imune e causar doença”. Porém, pode acontecer 3 coisas:
- nosso corpo repelir esse patógeno
- nosso corpo deixar ele entrar e não deixar os sintomas aparecem
- nosso corpo deixar ele entrar e apresentar sintomas
Como eu sei o que vai acontecer? A gente não sabe. E outra coisa que não sabemos é quanto tempo demora desde o contato até os sintomas. Esse vírus pode ficar “morando” no nosso corpo por bastante tempo sem causar lesões.
Então, ser diagnosticado com HPV e brigar com o último casinho que tu teve pode não dar certo. Talvez tu esteja brigando com a pessoa errada.
O que tu pode fazer, e que estará muito certo:
- usar preservativo em todas relações
- ter teus exames em dia
- procurar avaliação para saber se tu precisa de exames a mais de acordo com tuas práticas
- não ter vergonha
Confie em quem cuida de ti.
Sofia M. Giongo | Coloproctologista | CREMERS 46213 – RQE 43474
Cuido do seu intestino com ciência e com carinho 🥰