Se existe alguma patologia na coloproctologia difícil de explicar, ela se chama: FÍSTULA ANAL
Sempre que encontramos esse diagnóstico em uma consulta, logo vamos para uma aula de anatomia e de imaginação para o paciente entender o que está acontecendo com ele. Se você ficou com dúvida durante a consulta, esqueceu alguma coisa que expliquei ou recebeu esse diagnóstico e está, curioso, procurando pela internet, venho aqui tentar explicar da melhor forma possível. Bora lá!
A maioria das fístulas (90% delas) surgem de um abscesso. O abscesso é um abaulamento perto da margem do ânus, bem doloroso, endurecido, as vezes muito vermelho e quente que dura alguns dias e depois abre – saindo um pus fedorento.
Quando os pacientes procuram a emergência ou consultam com a coloprocto, nós sempre drenamos esse abscesso, pois:
- aliviamos MUITO a dor do paciente, que fica bem feliz 😁
- conseguimos fazer essa drenagem bem próxima a margem do ânus para se, caso virar uma fístula, seja pequena.
Tá, mas o que é FÍSTULA? 😵💫
Fístula significa um caminho que não deveria existir. É como aquele desvio do pedágio, com um asfalto ruim e cheio de curvas.
A fístula anal é uma comunicação da parte de dentro do canal anal com a pele do ânus ou da nádega.
Os sintomas são de secreção contínua.
Às vezes, a pele tenta cicatrizar, mas o caminho segue lá, então pode fazer um novo episódio de abscesso (com dor e muito pus)
O tratamento é sempre cirúrgico após o diagnóstico da fístula e, dependendo do tamanho, pode levar um ou mais procedimentos para resolver o problema.
Nossa maior preocupação é com o músculo do esfincter do ânus (aquele que segura o 💩) para que ele não seja danificado durante a cirurgia caso a fístula esteja passando por perto. A notícia boa: isso quase nunca acontece quando conseguimos tratar bem no início!
Se tiver abscesso já marca sua consulta para tratarmos essa chatice e evitar maiores complicações (como a fístula).
Vem que vou ficar muito feliz em te atender!
Sofia M. Giongo | Coloproctologista | CREMERS 46213 – RQE
Cuido do seu intestino com ciência e com carinho 🥰